Com o aumento da mobilidade internacional, muitos portugueses residentes no estrangeiro consideram investir num imóvel no seu país de origem. Se vive fora de Portugal, poderá estar a perguntar-se: será possível obter um crédito habitação em Portugal, mesmo morando no estrangeiro? A resposta é sim, embora existam requisitos e procedimentos específicos que deve conhecer.
Sim, é possível comprar casa em Portugal enquanto reside fora. Seja para investimento, regresso futuro ou simplesmente para ter uma base no seu país natal, os bancos portugueses têm soluções de crédito habitação para emigrantes ou cidadãos estrangeiros.
No entanto, o processo pode ser distinto daquele aplicável a residentes em Portugal, principalmente ao nível da documentação e das garantias exigidas pelas instituições financeiras.
Os requisitos principais costumam variar de banco para banco, mas existam critérios transversais importantes:
Prepare-se para reunir documentação adicional, como:
Alguns bancos podem pedir tradução oficial dos documentos em língua estrangeira e, por vezes, a sua legalização através de Apostila de Haia.
Ao pedir crédito habitação como não residente:
Por outro lado, a avaliação do risco é maior, já que para o banco pode ser mais desafiante executar uma garantia dada por um não residente.
Imagine a Inês, que vive em França e quer comprar um apartamento no Porto. Depois de angariar 30% do valor do imóvel e reunir toda a documentação, consulta diferentes bancos e acaba por conseguir uma aprovação, com taxa fixa a 2,7% e entrada inicial de 40%. O processo demorou mais algum tempo devido à validação dos documentos franceses, mas foi possível concretizar o sonho de ter uma casa em Portugal.
Comprar casa em Portugal a viver no estrangeiro é perfeitamente possível, mas requer preparação adicional e paciência no processo. Como cada caso é único, aconselhe-se junto de um especialista em crédito habitação, reúna todos os documentos com antecedência e analise detalhadamente todas as condições propostas.
Já pensou investir no seu país natal? Tem dúvidas sobre o processo ou gostaria de partilhar a sua experiência? Deixe-nos o seu comentário ou contacte-nos para obter apoio personalizado!
Dica: Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais dicas sobre crédito habitação e gestão financeira!